sábado, 13 de março de 2010

Projeto Genoma
O que é e o que tem sido feito

http://www.viafanzine.jor.br/008imagem/dna.jpg

O termo Genoma refere-se ao conjunto de todo DNA que determinado organismo tem em cada uma de suas células.
Há vários projetos em andamento ou já concluídos que visam desvendar o genoma de diferentes espécies de seres vivos. Como por exemplo, citar: o projeto genoma da bactéria Haemophilus influenzae, concluído em 1995; o do bacilo da tuberculose, Tyobacterium tuberculosis, concluído em 1998; e o da mosca Drosophila melanogaster, concluído em 2000.
Destaque especial deve ser dado a grupo de pesquisadores brasileiros que em 2000 completarm o sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da clarose variegada dos citros (CVC), o popular amarelinho, que afeta principalmente laranjeiras.
Dentre os projetos que visam conhecer o genoma dos seres vivos, o mais polêmico é o Projeto Genoma Humano.

O Projeto Genoma Humano (PGH) consistiu num esforço internacional para o mapeamento do genoma humano, e a identificação de todos os nucleotídeos que o compõem. Após iniciativa dos Institutos Nacionais de Saúde estadunidenses, centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de sequenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também aquelas sequências de DNA que não são genes. Laboratórios de países em desenvolvimento também participaram do empreendimento com o objetivo de formar mão-de-obra qualificada em genómica.

Esse projeto foi oficialmente iniciado em 1990, quando apenas 4 550 genes humanos haviam sido identificados, dos quais cerca de 1500 haviam sido associados a localizações especificas nos 46 cromossomos.

No dia 10 de julho de 1999 foi anunciado o primeiro rascunho do genoma humano. Como a precisão do resultado precisava ser máxima, muita análise e revisão foram feita de modo que cada base no genoma fosse sequenciada num total de 10 a 12 vezes.

Em 14 de abril de 2003, um comunicado de imprensa conjunto anunciou que o projeto foi concluído com sucesso, com o sequenciamento de 99% do genoma humano, com uma precisão de 99,99%.

Paralelamente ao conhecimento dos genes humano, o Projeto Genoma Humano abre a discussão sobre as incertezas éticas, legais e sociais relacionadas ao conhecimento dos genes de cada individuo. Três itens se destacam:

· Privacidade da informação genética

· Segurança e eficácia da medicina genética

· Justiça no uso da informação genética

Os responsáveis pelo projeto acreditavam que a descoberta da posição de cada gene, além de sua composição, seria valiosa para diagnóstico e a cura de muitas doenças, como cancro, obesidade, diabetes doenças auto-imunes e hipertensão. Os críticos do projeto, no entanto, alertavam para o perigo do uso indevido das informações genéticas. Candidatos a emprego, por exemplo, poderiam ser recusados com base em testes capazes de revelar predisposição genética para certas doenças, como o alcoolismo.

Resultados do projeto

Foram sequenciados todos os genes, em torno de 25.000 e constituindo pouco mais de 20% do material genético total humano. Por limitações tecnológicas, cerca de 1% do genoma não pode ser sequenciado por possuir muitas repetições de bases nitrogenadas. Também é importante ressaltar que a maior parte do genoma humano parece não ser codificante e existe provavelmente por razões estruturais e regulatórias.

De todos os genes que tiveram sua sequência determinada, aproximadamente 50% codificam para proteínas de função conhecida.

Apesar dessas lacunas, a conclusão do genoma já está facilitando o desenvolvimento de fármacos muito mais potentes, a compreensão de diversas doenças genéticas humanas e facilitando a realização de novos projetos genoma.

O PGH já completou a descoberta de mais de 1800 genes de doença, assim como facilita a identificação de outros genes associados a doenças. Além disso, pelo menos 350 produtos biotecnológicos resultantes dos conhecimentos gerados pelo PGH estariam passando por ensaios clínicos. As ferramentas desenvolvidas no PGH continuam servindo para caracterizar genomas de outros organismos importantes.


Postado por Tauany Araujo 3º ano




Nenhum comentário:

Postar um comentário