quarta-feira, 10 de março de 2010

Polidactilia:
 É uma doença caracterizada pela presença de um dedo extra causado por uma mal formação congênita;
 Há uma variação muito grande na expressão desta característica, desde a presença de um dedo extra, completamente desenvolvido, até a de uma simples saliência carnosa (figuras 6 e 7), estas alterações são o resultado do excesso de segmentação longitudinal na diferenciação da ectoderma do embrião;
 Distinguem-se dois tipos de polidactilia: a pós – axial (do lado cubital da mão ou do lado peroneal do pé) e a pré – axial (do lado radial da mão ou tibial do pé);
 A Polidactilia pós – axial tem herança autossômica dominante e é 10 vezes mais freqüente em negros do que em caucasianos;
 A polidactilia pré – axial é entidade heterogênea e compreende vários tipos de defeitos (polidactilia do polegar, polidactilia do dedo indicador, polissindactilia; etc.)


 Polidactilia nos gatos:
Nos gatos, entretanto, não se sabe exatamente qual o tipo de herança envolvida na transmissão da Polidactilia, muito menos se apenas um gene é responsável pelas formas observadas, ou se mais genes estão envolvidos e se correspondem a diferentes formas da anomalia.


Embora nem toda a Polidactilia esteja relacionada com outras manifestações fenotípicas alteradas e nos gatos parece não estar relacionada com doenças, é importante considerar que o desconhecimento da herança e genes responsáveis pela alteração nos felinos torna difícil o manejo de tal característica nas criações.
A forma mais comum de Polidactilia observada em gatos é pré-axial, ou seja, está relacionada com o dedo atrofiado e com o polegar. (figura 8). Pode ou não estar associada com a Sindactilia (dedos com falhas no processo de separação, aparecendo parcialmente ou totalmente unidos), e é variável em relação às patas traseiras e dianteiras. A expressão do gene nos felinos cria fenótipos bastante heterogêneos, onde normalmente as patas traseiras são as polidáctilas.
Raças americanas exibem maior prevalência de casos de linhagens polidáctilas, mas não detém exclusividade em relação aos gatos asiáticos ou europeus. Algumas populações britânicas, por exemplo, mostram prevalência de gatos polidáctilos. Devido à cultura popular de que estes gatos trariam sorte aos marinheiros, algumas culturas mantiveram gatos polidáctilos e o endocruzamento, aliado à herança dominante, construiu raças e linhagens onde a Polidactilia é registrada como traço morfológico aceite.


Postado por Sávio Matheus, 3º Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário