terça-feira, 2 de março de 2010

Gene recessivo e dominante


Gene recessivo é um gene cuja característica não aparece expressa, no estado heterozigótico. Um gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos (arranjo homozigoto), e só se manifesta na ausência de seu gene contrário " dominante." Geralmente genes recessivos, estão ligados a cores, mais podem caracterizar também síndromes, doenças, causadas por genes recessivos anormais como é o caso do daltonismo. Quando o índividuo carrega consigo dois pares de genes iguais para determinadas características teremos indivíduos albinos quando o genótipo for aa. Esses genes são chamados recessivos porque ele fica escondido (em recesso) quando o gene dominante está presente. No caso de herança ligada ou restrita aos cromossomos sexuais, o gene recessivo pode se manifestar, mesmo em dose simples. Uma outra forma de se distinguir o gene dominante do recessivo é representálo por uma letra seguida do sinal +. Usando o mesmo exemplo de cor das floras, o gene dominante seria designado por a+, e o gene recessivo por a. Essas regras de representação de genes não são obrigatórias, mas são geralmente usadas. Apesar disso, é sempre conveniente que se faça uma legenda, indicando os símbolos que estão sendo empregados para se representar os pares de alelos. As hemofilias A e B agem como caracteres recessivos ligados ao sexo.

Gene dominante é um gene que no estado heterozigótico se expressa com predominância sobre a expressão do gene recessivo, ou seja, gene dominante é aquele que se manifesta mesmo que esteja presente somente uma vez no par de cromossomos, ao contrário do recessivo, que só se manifesta quando aparece em dose dupla. Ele é representado por letras maiúsculas.
Mendel já afirmara que o gene dominante não se mistura com o recessivo, ambos ocorrendo puros na separação.




Postado por Sávio Matheus

Um comentário:

  1. ótima pesquisa Matheus!
    E só pra lembrar, esses genes determinam coisas bem simples do nosso corpo, como o modo de cruzar os braços, de unir as mãos, entre outros!
    É como está no livro, só que mais explicado.


    Comentado por Lorrane.

    ResponderExcluir